SAUDAÇÃO AOS BOMBEIROS!

Celebrar o Dia Municipal do Bombeiro constitui uma oportunidade para expressar a nossa gratidão à Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra e às várias gerações de bombeiros que ao longo dos mais de 116 anos de existência da Instituição têm dado muito de si para corresponder aos apelos, anseios e expetativas das populações, geralmente em momentos particularmente aflitivos.

Nunca será demais reconhecer o papel dos bombeiros em Sesimbra, em Portugal e no mundo, no apoio às pessoas, infectadas ou não com a COVID 19.

A gratidão dos quintacondenses, através da sua autarquia, à Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra e às suas gerações de bombeiros, foi expressa através da condecoração que a autarquia aprovou, em Abril de 2016: a Medalha de Mérito da Freguesia da Quinta do Conde.

Mais genérica, porque se dirige a todos os bombeiros, mas nem por isso com menor significado, a escultura de homenagem aos bombeiros que, também em 2016, inaugurámos na Quinta do Conde. Ela inscreve-se no plano da criação de referências para a nossa terra, no âmbito do projeto que designamos por “construção da identidade da Quinta do Conde”.

A obra resultou da convergência de vontades das autarquias – Junta de Freguesia da Quinta do Conde e Câmara Municipal de Sesimbra – concebida e executada pelo escultor Carlos Bajouca, e o resultado sugere-nos um pelicano, ave mítica, símbolo do amor e do sacrifício. Esta escultura ficou a marcar um dos locais mais nobres da Quinta do Conde, uma das suas principais entradas. A Vila da Quinta do Conde juntou-se então às demais localidades que homenageiam na sua estatuária os soldados da paz. A frase “Vida por Vida”, que envolve a escultura, corresponde ao lema inscrito no estandarte dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra, lema comum a outras instituições cujo significado e alcance agora se enaltece.

A Junta de Freguesia tem noção da centralidade geográfica da Quinta do Conde, onde está sediada a 3.ª Secção Destacada dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra. Temos noção do número de habitantes da localidade, do número de superfícies comerciais, da proximidade a importantes eixos rodoviários e ferroviário, em resumo temos consciência dos riscos em matéria de proteção civil, mas também temos presentes as potencialidades e oportunidades. Neste sentido temos vindo a manifestar a disponibilidade da Junta de Freguesia para apoiar a constituição de uma Unidade Local de Proteção Civil na Quinta do Conde. Não se esgota nesta, a intenção de envolver mais os quintacondenses na vida e ação da sua corporação de bombeiros, mas é, na nossa opinião, um significativo passo.

Viva aos Bombeiros!

Viva a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra!