Vila há 25 anos!

Vila há 25 anos!

A Quinta do Conde é vila desde 1995, mas antes houve um longo percurso burocrático até à obtenção desse título honorífico.




No final de 1993, com a apresentação dos programas das candidaturas às eleições autárquicas desse ano, a elevação da Quinta do Conde à categoria de vila, entrou na agenda política. A CDU, propunha-se “promover a imagem da Quinta do Conde como pólo em desenvolvimento e a sua elevação à categoria de Vila”. Enquanto o PS prometia “criar, fomentar e fortalecer o espírito de Vila da Quinta do Conde, patrocinando reuniões periódicas com a população,…”.

Num trabalho assinado por António Marques, publicado no jornal Raio de Luz a 28 de Fevereiro de 1994, traçava-se uma radiografia da freguesia da Quinta do Conde e o autor concluía, afirmando, estarem reunidas as condições para a elevação da Quinta do Conde a vila.

Poucas semanas depois, a 25 de Março desse ano, na Assembleia de Freguesia, os eleitos da CDU, apresentaram uma proposta, unanimemente aprovada, em que se solicitava aos partidos políticos representados na Assembleia da República, a apresentação do respectivo projecto de lei. Mais tarde, quer a Câmara, quer a Assembleia Municipal, aprovaram, também por unanimidade, documentos de teor semelhante.

Na Assembleia da República, o deputado socialista Joel Hasse Ferreira contactou deputados do PCP e do PSD sugerindo a apresentação de um projecto conjunto de elevação da Quinta do Conde à categoria de Vila, uma ideia que José Manuel Maia, do PCP, acolheu positivamente, enquanto do PSD a resposta surgiu por parte de José da Silva e Costa, que a 29 de Junho de 1994, apresentou na Mesa da Assembleia da República o Projecto de Lei número 428 da sexta legislatura, para aquele fim. Dois dias depois, subscrito por Joel Hasse Ferreira e José Manuel Maia, entrava o Projecto de Lei 431/VI, do PS e do PCP. Estes dois projectos reunidos num único, foram votados a 21 de Junho de 1995 e aprovados por unanimidade. Considerações elogiosas para com a Quinta do Conde e a sua população ficaram então registadas nas declarações de voto que a propósito os deputados José Manuel Maia, do PCP; Hasse Ferreira e Ana Bettencourt, do PS; José Silva Costa e Carlos Filipe Oliveira, do PSD pronunciaram.

Finalmente, a 30 de Agosto de 1995, foi publicada a Lei nº 73/95, e com ela a Quinta do Conde atingia o estatuto de Vila cinco dias depois, isto é a 4 de Setembro de 1995.