Coronavírus e COVID-19 ainda andam por aí!

Coronavírus e COVID-19 ainda andam por aí!

No contexto da atual situação epidemiológica provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e pela doença COVID-19, Portugal tem vindo a adotar medidas para a prevenção, contenção e mitigação da transmissão da infeção, cujas repercussões positivas na contenção da pandemia têm sido notórias.

Decorridos que estão quatro meses desde a primeira declaração do Estado de Emergência e das medidas de confinamento associadas, observa-se natural cansaço das pessoas e tendência para aliviar no rigor de alguns procedimentos, condição que pode deitar anular ingloriamente todo esforço até agora feito.

Mantém-se a necessidade, por razões de saúde pública, de se observar regras de ocupação, permanência e distanciamento físico, bem como regras de higiene.

Apesar de se verificar uma tendência decrescente do número de novos casos de doença na maioria das regiões do território nacional, regista-se uma incidência persistente em algumas zonas do setor norte da Área Metropolitana de Lisboa.

Considerando que a interrupção das cadeias de transmissão, baseada na adoção de regras básicas de manutenção do distanciamento físico, etiqueta respiratória, higienização de mãos e utilização de máscara, pode beneficiar da complementaridade com outras medidas de saúde pública, mantém-se a sua aplicação equilibrada e proporcional, traduzida na limitação da liberdade de concentração de pessoas em espaços públicos e na via pública, no encerramento de estabelecimentos de comércio a partir de determinada hora e na proibição de venda de bebidas alcoólicas.

Consequentemente, no interesse de todos, a Junta de Freguesia da Quinta do Conde apela ao cumprimento da legislação em vigor e a observar as orientações da Direção Geral de Saúde.