Junta apoia Liga dos Amigos da Quinta do Conde

A Junta de Freguesia da Quinta do Conde aprovou na sua última reunião estabelecer com a Liga dos Amigos da Quinta do Conde um contrato programa, que prevê apoio financeiro da Autarquia a esta IPSS.

A Liga dos Amigos da Quinta do Conde foi constituída em Janeiro de 2002 e em 2008 apostou na intervenção social, candidatando-se à construção duma Creche no âmbito do PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, edifício que inaugurou em Outubro de 2011.

Consequentemente, a Liga dos Amigos da Quinta do Conde é, aquilo que abreviadamente se designa por IPSS, Instituição Particular de Solidariedade Social e tem acordos de cooperação com a Segurança Social para as respostas sociais de “Creche” e “Pré-Escolar”.

E tem, também, “SAD – Serviço de Apoio Domiciliário” uma resposta social cuja importância cresceu significativamente com as medidas adotadas para conter a propagação do vírus COVID 19. Todavia, a Instituição ainda não tem para esta valência o necessário acordo de cooperação com a Segurança Social, que a subsidiaria e reduziria substancialmente o défice financeiro que a mesma observa.

Os membros da Junta de Freguesia estão conscientes de quão grave é a situação, sabendo que os utentes necessitam do apoio quando se inscrevem, não podem esperar, porque esperar, neste tipo de resposta social, pode significar o agravamento irrecuperável das suas condições de saúde.

Foi com essa preocupação de fundo que a Junta aprovou a outorga de um contrato programa com esta IPSS, que prevê a transferência de mil euros para a Liga.