A Quinta do Conde, a Saúde e a Educação

O presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde acompanhou a visita da deputada Paula Santos, do Grupo Parlamentar do PCP, efetuada dia 19 de outubro, à Quinta do Conde, para abordar dois temas sempre atuais e estratégicos na vida da nossa comunidade, para a vida das pessoas que a integram.

Na parte da manhã uma reunião no Centro de Saúde com o coordenador da USF Conde Saúde (Prof. Armando Brito Sá) e o Coordenador do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida (Dr. Luís Pombo). Além da deputada e do presidente da Junta marcaram presença a Vice-presidente da Câmara Municipal de Sesimbra (Dra. Felícia Costa) e o coordenador da Comissão de Utentes da Saúde da Quinta do Conde (Sr. Sebastião Lameiras).

Reunião esclarecedora quanto a números, obstáculos e dificuldades que os profissionais da saúde enfrentam (e enfrentavam já, mesmo antes da pandemia. De todos a deputada Paula Santos tomou a devida nota e comunicou as que no exterior aguardavam pela conclusão da reunião.

Na parte da tarde, o tema foi a educação, a abertura do ano letivo e as perspetivas futuras quanto à resolução do défice de equipamentos sobretudo em matéria de ensino secundário.

Uma reunião na Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, com o respetivo Diretor, Prof. Luís Pacheco, serviu para um ponto de situação bastante exaustivo quanto às dificuldades que a Escola tem vindo a enfrentar, sobretudo no domínio dos recursos humanos e na comunicação e as soluções que para cada caso foram adotadas, tendo sido destacado o papel das autarquias na minimização dos constrangimentos.

Seguiu-se uma reunião na Escola Michel Giacometti, com o Diretor, Prof. Eduardo Cruz e o acento tónico das dificuldades incidiu no número de alunos por turma, complicado em situação normal, inconcebível em tempo de COVID 19. A somar ao duplo problema das instalações (insuficientes e degradadas), está o dos recursos humanos.

Terminou tarde, esta jornada de intenso trabalho que começou manhã cedo em Sesimbra e não suspendeu o trabalho durante o almoço que decorreu no Grupo Desportivo e Cultural do Casal do Sapo.