Faleceu João Carreta

Faleceu no sábado, 30 de Janeiro, João Carreta uma das figuras mais conhecidas e prestigiadas da Quinta do Conde.

João Miguel Vaz Rato Carreta (7 de Março de 1931) nasceu em Alter do Chão, Portalegre. Começou a trabalhar na famosa “Coudelaria de Alter” quando tinha apenas 12 anos. Depois, migrou para a região de Lisboa e ingressou nos quadros do Arsenal do Alfeite onde trabalhou durante 28 anos.

No início de 1973 transferiu a residência da Cova da Piedade para a Quinta do Conde (para a actualmente designada rua Brito Camacho). Foi o primeiro habitante naquela rua. Alegre e folgazão, desde cedo mostrou disponibilidade para colaborar na resolução dos problemas colectivos. Foi membro da Comissão de Moradores do Conde II; fundador e dirigente em vários mandatos (inclusive presidente da Direcção) do Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2; dirigente (vice-presidente da Direcção, entre outros cargos) da Associação para o Desenvolvimento da Quinta do Conde, onde foi, também, destacado membro do Rancho Folclórico e responsável pelo Grupo de Teatro; Foi também dirigente do Centro Comunitário da Quinta do Conde.

Participou na organização de várias edições da Feira-Festa da Quinta do Conde e na constituição da Associação Cultural Festas da Vila. Foi fundador do Grupo Coral A Voz do Alentejo na Quinta do Conde e presidente da Direcção em sucessivos mandatos.

A 4 de Maio de 2007, a Câmara Municipal de Sesimbra distinguiu-o com a medalha de mérito municipal. Também a Junta de Freguesia da Quinta do Conde lhe atribuiu a 9 de outubro de 2013, a Medalha de Mérito da Freguesia.