21 de Março – Dia Mundial da Árvore

O Dia Mundial da Árvore, que a 21 de março se celebra, proporcionou este ano, mais uma vez, a oportunidade para o apelo à plantação de árvores na Quinta do Conde, como foi o caso do Eco Grupo TrEVo, do Centro Comunitário, iniciativa que a Junta de Freguesia saúda e apoia.

A Junta de Freguesia procedeu à reposição de algumas árvores no espaço contíguo à sua sede, árvores oferecidas por um particular.

Dado o adiantado estado da florestação que nesta época do ano já se observa e para que a plantação de árvores obtenha sucesso desejado, defendemos a plantação de árvores envazadas. Plantações de raiz nua são aconselháveis nos meses de novembro a fevereiro.

A Junta de Freguesia não descura a importância da árvore em contexto urbano e considera as suas diversas funções no espaço público.

Entendemos nós que a compatibilização dos processos urbanísticos com as questões ambientais, sugere fomentar a plantação de espécies autóctones, em particular, as que mais se ajustam a esta zona do território nacional e ao seu microclima, concorrendo, por essa via, para a sustentabilidade ambiental da região.

Defendemos a substituição gradual do pinheiro bravo por outras espécies, como o carvalho, pinheiro manso, sobreiro, alfarrobeira e o medronheiro, entre outras, com vantagens muito superiores em matéria de segurança e na redução de riscos para a saúde pública, devido às pragas que lhe estão associadas.