Centro de Vacinação da Quinta do Conde

A Junta de Freguesia colocou tendas à entrada do Centro de Vacinação da Quinta do Conde, para proteger os cidadãos do sol.

A Junta de Freguesia da Quinta do Conde foi contactada pelos Serviços Municipais de Protecção Civil na tarde de segunda-feira no sentido de colocar alguns chapéus-de-sol (sombreiros grandes) para proteger do sol as muitas pessoas de todo o concelho que aguardavam na fila para entrar no Pavilhão Municipal da Quinta do Conde, agora transformado em Centro de Vacinação.

Comunicámos não ter os ditos chapéus-de-sol e sugerimos, em alternativa, a colocação de algumas das nossas tendas de 3mx3m, o que foi aceite. Não obstante a pausa para almoço em que os trabalhadores se encontravam, uma hora depois do contacto inicial já tínhamos as cinco tendas colocadas e as inúmeras pessoas da fila protegidas do sol.

O nosso esforço deveu-se a verificar a justa inquietação das pessoas e à condição de sabermos que para o dia seguinte (terça-feira) a previsão meteorológica apontar temperaturas ainda mais elevadas para a Quinta do Conde.

Face a alguma incompreensão que observámos no local, importa esclarecer que o processo de vacinação é da total responsabilidade das estruturas do Ministério da Saúde (neste caso do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida) e que o papel das autarquias, neste caso a Junta de Freguesia, é de mero colaborante. Aconteceu agora com as tendas, acontece com o transporte de pessoas para vacina.