Saudação – Centenário do PCP

Saudação – Centenário do PCP

Fundado a 6 de Março de 1921, o Partido Comunista Português é o mais antigo partido político português que, ao contrário de outros, não se dissolveu nem abdicou da luta contra a ditadura fascista que governou Portugal de 28 de Maio de 1926 a 24 de Abril de 1974.

No dia 6 de Março de 2021 o PCP completa 100 anos de intensa actividade, essencialmente junto dos trabalhadores e do povo. As vicissitudes e os sucessos que enfrentou e ultrapassou ao longo dos anos, na luta pela liberdade, pelo socialismo, pela democracia e por melhores condições de vida para os trabalhadores e para o povo, proporcionam-lhe um exaltante património imaterial, que torna o PCP necessário, indispensável e insubstituível na democracia de Abril.

Destacamos, das linhas orientadoras do PCP, a defesa de uma política que: “valorize o trabalho e os trabalhadores; defenda a produção nacional e o emprego; garanta o direito à educação e à cultura; reforce o Serviço Nacional de Saúde e os serviços públicos; garanta uma vida digna para os mais idosos e os direitos das crianças e da juventude; assegure às mulheres a igualdade na lei e na vida; promova um ambiente equilibrado; assegure o acesso à justiça e o combate à corrupção; proteja a paz e a cooperação; defenda a Soberania e a independência nacionais; afirme os valores de Abril e a Constituição de República Portuguesa. Valorizando a Constituição da República Portuguesa, o seu efectivo cumprimento, e o projecto que comporta para o desenvolvimento do País, o PCP bate-se pela alternativa patriótica e de esquerda, pela democracia avançada, pelo socialismo.”

Concordando-se em absoluto, parcialmente ou discordando-se dos objetivos e orientações do PCP é todavia consensual o reconhecimento pela seriedade com que o PCP intervém na vida política portuguesa, quer esteja na oposição, esteja mais ou menos próximo do poder, ou assumindo-o, como acontece, por exemplo, em muitas autarquias.

Face ao exposto, a Junta de Freguesia da Quinta do Conde reunida em sessão ordinária dia 3 de Março de 2021, delibera saudar o PCP – Partido Comunista Português pelo seu centenário e formula votos de longa vida na defesa dos objetivos a que se propõe, designadamente a defesa da liberdade, da democracia, dos trabalhadores e do povo. 

Teor da Saudação aprovada por maioria (com seis votos a favor e um voto contra) na reunião de Junta de 3 de Março de 2021.