Micro biblioteca na Quinta do Conde

Vai ser inaugurada na próxima segunda-feira, 21 de Junho, às 18h30 a Cabine de Leitura da Quinta do Conde, instalada no espaço frontal ao edifício sede da Junta de Freguesia, fruto da parceria para o efeito estabelecida com a Fundação Altice.

Recordamos que a Junta de Freguesia da Quinta do Conde inscreveu no seu Plano de Atividades para 2020 o Projeto “Deixe Leve Leia” assim descrito: “Criar uma estrutura de acolhimento de livros em local frequentado, que proporcione o fácil acesso aos livros e à leitura, numa filosofia de partilha (Depositar livros, levá-los para casa por tempo indeterminado ou lê-los no local).”

Foi na ocasião apresentada uma candidatura a um programa da Fundação Altice que correspondia ao objetivos delineados. A candidatura foi aprovada, vertida em “Protocolo de Colaboração” e apontou-se a abertura para a primeira metade de 2020, mas a epidemia que entretanto nos assolou, travou a sua concretização.

Apesar da persistência da COVID 19, apontámos agora o dia 21 de Junho, 26.º aniversário da decisão da Assembleia da República de elevar a Quinta do Conde à categoria de Vila para abrir a “Cabine de Leitura” e proporcionar aos quintacondenses uma resposta que é simultaneamente de partilha, enriquecimento cultural e social.

O projeto de reconversão de antigas cabines telefónicas em micro-bibliotecas começou numa aldeia inglesa e chegou a Portugal em 2013 através da antiga Fundação PT, atual Fundação Altice.