Ação social

A Junta de Freguesia da Quinta do Conde tem como uma das principais preocupações e prioridades o apoio social aos cidadãos, procurando articular com as entidades responsáveis e estabelecer parcerias de apoio às famílias mais desfavorecidas, para além de outras atividades de âmbito social. A estratégia adotada no que diz respeito a esta matéria é debatida anualmente com as entidades que constituem a Comissão Social de Freguesia.

Comissão Social de Freguesia

A Comissão Social de Freguesia (CSF) é um órgão que visa a promoção da inclusão e coesão social, tentando estabelecer sinergias entre as instituições, articulando respostas e disponibilizando à população equipamentos sociais a nível local.

De acordo com o Regulamento Interno da CSF da Quinta do Conde, os principais objetivos são: a) desenvolver uma parceria efetiva e dinâmica que articule a intervenção social dos diferentes agentes locais; b) participar no planeamento integrado e sistemático do desenvolvimento social, potenciando sinergias, competências e recursos a nível local e c) garantir uma maior eficácia ao nível da freguesia da Quinta do Conde, incidindo sobre o conjunto de respostas sociais.

A CSF da Quinta do Conde é constituída atualmente por 28 entidades e por um Núcleo Executivo composto por 7 representantes de diferentes áreas, que elaboraram e executam anualmente um Plano de Ação, baseado em projetos exequíveis e que proporcionem à população a disponibilização de serviços e equipamentos úteis, que possibilitem condições para a melhoria do bem-estar e qualidade de vida na freguesia.

A Junta de Freguesia disponibiliza vários serviços de apoio à população na área social, com o objetivo de facultar uma ajuda mais próxima, ajustando as atividades e parcerias estabelecidas em função dos problemas e necessidades detetadas na freguesia. Dos serviços existentes, destacamos e divulgamos os que se encontram em vigor:

Regulamento CSF da Quinta do Conde

Gabinete de Inserção Profissional (GIP)

Os Gabinetes de Inserção Profissional têm como principal objetivo prestar apoio aos desempregados na procura de emprego e reinserção no mercado de trabalho e funcionam em estreita articulação e cooperação com os Centros de Emprego e Formação Profissional.

A Junta de Freguesia dispõe de um GIP, cujo atendimento é realizado por uma psicóloga, Dra. Anabela Ferreira, e, para além da apresentação quinzenal obrigatória, os desempregados poderão obter os seguintes apoios, de acordo com orientações do Instituto de Emprego e Formação Profissional: apoio na procura ativa de emprego, informação profissional para jovens e adultos desempregados, acompanhamento personalizado de desempregados nas ofertas disponíveis e adequadas, divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu, motivação e apoio à participação em ocupações temporárias ou atividades em regime de voluntariado, que facilitem a inserção no mercado de trabalho, etc.

O GIP da Junta de Freguesia da Quinta do Conde funciona de 2ª a 6ª feira, nos seguintes horários: segundas, quartas e sextas-feiras, das 09h00 às 12h00; terças e quintas-feiras das 14h às 17h. Encerra na primeira quarta-feira de cada mês.

Consulta de Psicologia Clínica

O apoio ao equilíbrio e saúde mental são primordiais para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida. Através de parceria estabelecida com a psicóloga Ana Fortes, a Junta de Freguesia disponibiliza, nas suas instalações, consultas de Psicologia a preço reduzido. Como principais áreas de intervenção destacam-se: Dificuldades no processo de aprendizagem, orientação escolar/profissional; ansiedade, depressão, processo de luto; assertividade/autoafirmação e perturbações da personalidade. Atendimento e acompanhamento a crianças, jovens e adultos.

Universidade “O sonho não tem idade”

A USQC “O sonho não tem idade” resulta de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Sesimbra, a Junta de Freguesia da Quinta do Conde, os agrupamentos de escolas Michel Giacometti, da Quinta do Conde e da Boa Água, o Centro Comunitário da Quinta do Conde e o Centro Cultural, Social e Recreativo A Voz do Alentejo na Quinta do Conde, cujas aulas decorrem na Junta de Freguesia e visa a dinamização intelectual, sociocultural e física da população sénior da freguesia, com vista à melhoria da qualidade de vida deste extrato populacional, pretendendo contribuir para a resolução do problema do isolamento e solidão, que cada vez é mais acentuado nas sociedades atuais.